Coordenadora

Susana Carla Farias Pereira

 

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), Master of Science in Construction Management pela University of Birmingham (1992) e Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2003). Atualmente atua como Professora adjunto da Escola de Asministração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), Chefe do Departamento de Administração da Produção e de Operações da FGV-EAESP, Presidente da Comissão Científica do Simpósio de Administração da Produção e Operações (SIMPOI), Coordenadora da Divisão GOL da ANPAD, Coordenadora do Fórum de Inovação da FGV-EAESP, Membro do Conselho Editorial do Journal of Operations and Supply Chain Managment (JOSCM), Pesquisadora do Global Manufacturing Research Group (GMRG) e do Centro de Logística da FGV (GVCelog). Membro do Conselho Fiscal e Consultivo da CAF. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Produção e Operações, com ênfase em Suprimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: sustainable supply chain management, supply chain risk management e inovação.

Coordenadora Adjunta

Luciana Hashiba

Possui graduação em Faculdade de Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1989), MBA em Gestão de Negócios pela Insper – SP (Ibmec) (2000). Realizou mestrado (2008) e doutorado (2013) em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas ? SP na linha de Gestão de Operações e Competitividade, nos temas colaboração e desempenho, inovação e sustentabilidade, respectivamente. Atualmente é responsável por Gestão e Redes de Inovação – Natura Inovação e Tecnologia de Produtos, sendo responsável pela Gestão Estratégica de Inovação e Inovação Aberta em Rede. Esta função tem como foco a capacidade de inovação da empresa, englobando os seguintes temas: planejamento estratégico de inovação, gestão do processo de inovação (portfolio, pipeline e projetos), gestão e captação de fomento para inovação, propriedade intelectual (perspectiva técnica), gestão de parcerias para inovação, inteligência de redes e empreendedorismo inovador. Participa do Conselho Deliberativo do CNPq, do Conselho Superior da Agência USP de Inovação e do Conselho da Escola Metodista de Educação Corporativa.

 

PROFESSORES DO CENTRO DE INOVAÇÃO

 

LUÍZ CARLOS DI SÉRIO

É professor Titular da Fundação Getulio Vargas ? Escola de Administração de Empresas de São Paulo desde 1992, nos programas de graduação e pós-graduação. Como executivo, teve uma vivência de 22 anos em Gestão de Desenvolvimento e Implantação de Produtos, Processos, Qualidade, Informática e Automação Industrial, nas empresas FMC do Brasil S/A (Foodtech) e Equipamentos Villares S/A. Como professor atua nos programas do Mestrado e Doutorado Acadêmico,nos MBA´s, coordena e leciona no GVpec e GVincompany. Desenvolve atividades de consultoria em Administração. Graduado em Engenharia Mecânica (UNESP), obteve o título de Mestre na Marquette University (Milwaukee, USA) e de Doutor em Engenharia da Produção na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Estudou o impacto da ?Inovação na Competitividade? no Pós-Doutorado, obtido na FGV-EAESP em 2007. É autor e co-autor de capítulos e livros. Livros Publicados: Clusters Empresariais no Brasil – Casos Selecionados (2005) e Estratégia e Competitividade Empresarial (2008) Freqüenta os principais fórum nacionais (SIMPOI e EnANPAD) e Internacionais (POMS e EuROMA) na área de Operações. Publica artigos em revistas especializadas,seminários,congressos nacionais e internacionais na área de administração. Seus interesses de pesquisa são a Estratégia e Gestão de Operações, Supply Chain Management, Gestão do Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Competitividade e Inovação. Coordenador Adjunto do Fórum de Inovação desde 07/2013. Membro do Comitê Acadêmico ICCB – Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Membro do Conselho de Curriculum do Programa MOC/ISC da Harvard.

 

LEANDRO ALVES PATAH

Leandro Patah possui pós-doutorado em administração pela The Wharton School da University of Pennsylvania, é doutor e mestre em engenharia de produção pela Poli-USP, possui pós-graduação em administração de empresas pela EAESP-FGV e é engenheiro mecânico formado pela EESC-USP. É professor doutor do Mestrado Profissional em Administração – Gestão de Projetos e do Programa de Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Nestes programas de pós-graduação stricto sensu é responsável desde 2012 pelas disciplinas Gerenciamento de Projetos e Advanced Topics in Project Management conduzida em parceria com a Bentley University de Boston/EUA. Atualmente orienta as dissertações de mestrado de dois alunos dos programas com previsões de defesa para 2018 e três teses de doutoramento com previsão de defesa para 2019. Neste programa já titulou 11 alunos como mestres. É professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo onde orienta três alunos de mestrado com previsão de defesa para 2018 e 2019 e um aluno de doutorado com previsão de defesa para 2020 e professor doutor do Departamento de Administração da Produção e Operações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou na Camargo Corrêa S.A. durante 4 anos atuando como PMO corporativo para a Divisão Cimento responsável pela criação e implementação de um processo para gestão de projetos, pela capacitação dos gestores da empresa e pelo acompanhamento dos principais projetos da divisão. Atuou na Siemens Ltda. durante 12 anos tendo trabalhado na implantação de projetos de instalação de equipamentos de telecomunicações para empresas de energia e operadoras de telecomunicações, na implementação de project offices e no treinamento de gerentes de projetos no Brasil e na Alemanha. Foi responsável pelo PMO corporativo, pelo controle do portfolio de projetos e pela implantação da metodologia de gerenciamento de projetos nas unidades da Siemens na América do Sul. É certificado como PMP pelo PMI e como Senior Project Manager (SPM) pela Siemens AG da Alemanha. É editor da Revista IPTEC e avaliador de artigos das Revistas IJPR, IMDS, GeP, GeAS, RAE e Exacta, do Simpósio Internacional de Gestão de Projetos (SINGEP), do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD) e do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) e co-autor dos livros Gerenciamento de Projetos na Prática I e II: Casos Brasileiros. É fluente em inglês, alemão e espanhol.

 

LUÍS HENRIQUE PEREIRA 

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com extensão em Project Management pela University of Birmingham (UK). Doutor em Administração com ênfase em Marketing pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Cursos de extensão por Harvard (BVLA, GCPCL e CPCL), Curso de extensão por Babson College (Marketing & Entrepeneurship) e pela University of South Carolina (Faculty Development in International Business). Professor da Fundação Getúlio Vargas-SP na graduação ministrando disciplinas como Consumer Behavior. Professor do Programa internacional "Doing Business in Brazil". Professor de cursos e treinamentos in company em empresas como Telefônica, Nestlé, Basf, Volkswagen, Pirelli, LG, TAM, Danone, Atlas, Whirlpool, Banco do Brasil, Banco Itaú, Banco Santander, Caixa Econômica Federal e Petrobrás. Coordenador e professor do Mestrado Profissional em Gestão Internacional da Fundação Getulio Vargas ministrando a disciplina Marketing in Emerging Markets e Applied Research Methodology. Coordenador do curso de educação continuada do GVPec: Gestão de Marketing: uma visão geral. Autor de diversos artigos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Autor de artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e de capítulo do livro: ?Administração no Contexto Internacional: cenários e desafios? pela Ed. Saraiva (2007). Sócio proprietário da empresa Ideas4Action Treinamento e Desenvolvimento Ltda. Presidente da ONG Internacional Insight for Living Brasil.

RENATO ORSATO

Renato J. ORSATO é Professor de Carreira na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV, Brasil). De 2004 a 2010 trabalhou como Professor e Pesquisador Sênior no INSEAD em Fontainebleau (França), onde atualmente é Visiting Scholar. Como pesquisador, educador e consultor, o Professor Orsato trabalhou em instituições acadêmicas como a Universidade de Lund (Suécia) e a Universidade de Tecnologia, Sydney (Austrália), assim como em organizações públicas e privadas em mais de 20 países. Ele possui PhD em Administração & Sustentabilidade (Austrália), além de Mestrado em Estudos Organizacionais (UFSC) e Bacharelados em Engenharia Civil (PUCRS) e em Administração de Empresas (UFRS). O Dr. Orsato escreveu vários capítulos de livros e estudo de casos e publicou em periódicos acadêmicos tais como: Organization & Environment, California Management Review, Organization Studies, Energy Policy, Technological Forecasting and Social Change, Journal of Cleaner Production, Sustainable Development Journal, e Journal of Industrial Ecology. O seu livro Estratégias de Sustentabilidade: quando vale a pena ser verde??, traduzido para o árabe, chinês e Português, foi finalista do prêmio da Academy of Management em 2010.

ANDRÉ CHERUBINI ALVES

Doutor em Administração com enfase em Gestão da Tecnologia e Inovação pelo PPGA/UFRGS. Pesquisador Visitante no Institute for Business Innovation da Haas School of Business da Universidade da California em Berkeley. Mestre em Administração com ênfase em Gestão da Tecnologia e Produção pelo PPGA/UFRGS. Pesquisador no Núcleo de Estudos em Inovação (NITEC-UFRGS). Graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração/UFRGS com graduação sandwich pela Florida Atlantic University (2006). Diretor do Silicon Valley Institute for Business Innovation. Professor de na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas. Pesquisador no programa Innovation Systems, Strategy and Policy (InSySPo), UNICAMP. Foi professor de Estratégia, Empreendedorismo e Inovação da Unisinos e da Escola de Administração da UFRGS em Gestão de Processos. Trabalhou com consultoria em gestão estratégica e operações em empresa do ramo ótico participando do planejamento, implantação e capacitação de sistemas de produção Lean Manufacturing. Suas áreas de interesse são Dinâmica da Organização Industrial, ecosistemas de inovação, empreendedorismo intensivo em conhecimento, gestão estratégica de tecnologia e inovação, capacitação tecnológica, gestão de operações com ênfase em sistemas lean manufacturing.

 

GLÉSSIA SILVA DE LIMA

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo – FGV/EAESP, na linha de pesquisa Gestão de Operações e Competitividade (2018). Mestra em Administração pela Universidade Federal de Sergipe, na linha de pesquisa Inovação e Tecnologia (2013). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Tem interesse de pesquisa em: inovação, pequena empresa, desenvolvimento social, e finanças sociais. Lecionou na Universidade Federal de Sergipe como Professora Substituta do Departamento de Administração, nas disciplinas de custos, finanças e produção (2013). Lecionou como Professora Assistente da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão, no curso de Engenharia de Produção (2013-2018). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe, no Departamento de Administração, na área de finanças (2018-Atual). Atuou em projetos de pesquisa do Fórum de Inovação da FGV/EAESP (2015-2017).

 

JÚLIO CÉSAR BASTOS DE FIGUEIREDO

Doutor em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (USP), especializado em computação, cálculo numérico e sistemas complexos. Possui especialização em Gestão de Negócios pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Professor do Programa de Doutorado em Administração da ESPM. Coordenador Acadêmico de Parcerias e Pesquisa da Pós-Graduação Lato Senso ESPM. Professor do Departamento de Administração da Produção e de Operações da Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Pesquisador do Centro de Inovação da FGV-EAESP. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dinâmica de Sistemas, capítulo brasileiro da System Dynamics Society

 

JULIANA BONOMI SANTOS

PhD em Management Science pela Lancaster University Management School (2013) e professora do programa de pós-graduação em administração da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP)I. Mestre pela Fundação Getúlio Vargas ? SP (2008), aprovada com distinção pela banca avaliadora. Vencedora dos prêmios Emerald/EFMD Outstanding Doctoral Research em 2013 na categoria de gestão de operações, Kingsman de melhor tese do departamento de Management Science (LUMS) e Belmiro Siqueira do Conselho Federal de Administração de melhor dissertação de mestrado do Brasil em Administração. Autora de artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais de alto impacto, segundo o ranking Qualis/CAPES. É consultora em gestão de operação e pesquisadora do Centro de Excelência em Logística e Cadeias de Abastecimento da Fundação Getúlio Vargas ? SP. Leciona também nos cursos de educação executiva da FGV. Possui experiência de docência no Reino Unido, onde também realizou diversos cursos de aperfeiçoamento. Atuou como profissional de Operações e Supply Chain Management na Unilever, no Itaú-Unibanco e como consultora. Sua principal área de pesquisa é a gestão de serviços, principalmente serviços intensivos em conhecimento e serviços industriais, com foco nas interfaces dos processos de prestação de serviços, nos relacionamentos inter e intra-organizacionais e na inovação.

JÚLIA PINTO DE CARVALHO

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) na linha de Gestão de Operações, mestre em Administração com ênfase em Gestão Estratégica pela Universidade FUMEC-MG (2013) e bacharel em Estatística pela UFMG (2004). Tem mais de 10 anos de experiência atuando principalmente com os seguintes temas: desempenho organizacional e operacional, controle estatístico de processos e estatística aplicada. Atualmente interessa-se por docência superior e pesquisa em gestão de operações, estratégia organizacional, métodos quantitativos avançados (data analytics), estatística e ciência de dados.

 

ALEXANDRE DE VICENTE BITTAR

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1993), com título de Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV (2001) e intercâmbio internacional de seis meses na Stern School of Business – NYU. Atualmente é aluno do Doutorado em Administração de Empresas na EAESP-FGV, na linha de Gestão de Operações e Sustentabilidade, com previsão de término em dezembro de 2019.

Atua como consultor nas áreas de Gestão de Operações e Logística desde 2016. Como executivo, teve uma vivência de mais de 24 anos em gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística, Suprimentos, Compras e Comércio Exterior, nas empresas Philips, Gradiente, Pial Legrand, Semp Toshiba e Lexmark.

Atua como professor nos programas de graduação, especialização e MBA da FGV Online desde 2008, e atuou por seis anos no curso de graduação tecnológica das Faculdades Integradas Torricelli (Instituto Delta de Educação e Pesquisa) entre 2005 e 2010.

Tem publicações em revistas acadêmicas e em congressos internacionais e nacionais. Participa de pesquisas aplicadas no Centro de Inovação da EAESP-FGV, e no Centro de Logística da EAESP-FGV (Celog).

Maiores detalhes no link:  http://lattes.cnpq.br/6216213343775073

 

 

FUNDADOR E PROFESSOR EMÉRITO DO FÓRUM DE INOVAÇÃO

MARCOS AUGUSTO DE VASCONCELLOS

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, com especialização em Administração da Produção e Operações. Idealizou e coordenou o Curso de Administração da Produção e Operações Competitivas no Programa de Educação Continuada do GVpec, coordenou o Curso de Especialização em Administração para Graduados (CEAG) de 1993 a 1995, chefiou o Departamento de Administração da Produção e Operações de 1996 a 1999 e foi Vice-diretor acadêmico da FGV-EAESP de 2003 a 2007. Como Executivo e Consultor de empresas, coordenou, desenvolveu e implantou trabalhos nas áreas de Qualidade Total, Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Projetos e Orçamentos-programa. Atualmente é Coordenador Geral do Fórum de Inovação da FGV-EAESP, centro de estudos pioneiro fundado em 2000, para desenvolver estudos, pesquisas e discussões em torno do tema da inovação.