DESIGN THINKING PARA SALTOS DE DESEMPENHO

POR EM Inovação em Pauta

oficinas claudio

Nesta Oficina, trataremos de Design Thinking, um método interativo e eficiente de desenvolvimento de conceitos de inovação a partir da perspectiva do usuário, ou seja, do público que se pretende encantar e beneficiar. A difusão do Design Thinking no ambiente organizacional estimula a ação empreendedora, além de capacitar as pessoas a elaborar melhor usas propostas de inovação e trabalhar em equipe de forma mais eficiente, na busca instigante pela geração de inovações para ganhos de desempenho.

Datas: 14 e 15 de outubro de 2016
Horário: 8h30 às 17h30
Público Alvo: Pessoas interessadas em construir o futuro das organizações onde atuam, pela via da inovação de produtos, processos, gestão e marketing
Local: FGV Berrini – São Paulo (SP)

Quer trabalhar um desafio específico da sua empresa? Temos preços especiais para equipes de 5 pessoas de uma mesma empresa.

DESCRIÇÃO

O Design Thinking é um método interativo, colaborativo e eficiente de desenvolvimento de conceitos de inovação a partir da perspectiva do usuário, ou seja, do público que se pretende encantar, beneficiar. O método aplica-se ao desenvolvimento de inovações de diferentes tipos: produtos, processos, gestão ou marketing. Sua difusão no ambiente organizacional estimula a ação empreendedora, ao mesmo tempo em que capacita as pessoas a elaborar melhor suas propostas de inovação e a trabalhar em equipe de forma mais eficaz. Os workshops privilegiam a prática de jogos colaborativos, dentre os quais a Partida JOIN, uma ferramenta lúdica que facilita a comunicação e a experimentação do conceito de Design Thinking.

design

Segundo um artigo publicado na Harvard Business Review , a empresa toda precisa abraçar o Design Thinking como uma competência essencial, não somente a “turma da inovação”. A difusão do Design Thinking no ambiente organizacional permite que os colaboradores definam problemas com mais habilidade e encontrem soluções potencialmente mais eficientes, o que ajuda a empresa a responder mais rapidamente às mudanças na dinâmica do mercado. Trata-se de capacitar os colaboradores para melhorar o modo como se trabalha e se gera valor para a empresa e todas as partes envolvidas. E, considerando-se o desafio de se implementar mudanças desse tipo, que esbarram na cultura organizacional, as Oficinas de Design Thinking apresentam a linguagem do jogo como alternativa segura à experimentação de novas práticas.

 

DIA 1
8h30-10h – Construindo o ambiente
· Árvore de Expectativas

· Construindo laços

· Desenhando a rede

· Celebrando acordos

10h20 – 12h30 – Discutindo conceitos
· Viagem ao universo da inovação

· O que é inovação

· Tipos de inovação

· Classificações


Atividade:


· Compartilhamento de casos

· Jornada pelo método do Design Thinking

· Origem do método

· Criatividade e Inovação

· Os cinco estágios do Design Thinking


Atividade: Vídeos

14h – 16h – Exercitando Design Thinking
· Pitch de desafios

· Estágio 1: Empatia

· Pesquisa Desk

· Criação de Personas

· Pesquisa de campo: Técnicas de observação, envolvimento e imersão


Atividade: Jogo colaborativo – Partida JOIN

16h20 – 17h30 –Exercitando Design Thinking
· Estágio 2: Definição do Problema

· Técnicas de análise e priorização


Atividade: Partida JOIN

DIA 2
8h30-10h30 –Exercitando Design Thinking
· Estágio 3: Ideação

· Brainstorming

· Pensamento Lateral: ideias para além do óbvio


Atividade: Partida JOIN

10h50 – 12h30 – Exercitando Design Thinking
· Estágio 4: Prototipagem

· Valor da prototipagem

· Técnicas de prototipagem


Atividade: Partida JOIN

14h – 16h –Exercitando Design Thinking
· Teste

· Técnicas de captação de feedback


Atividade: Partida JOIN

16h20 – 17h30 – Exercitando Design Thinking Celebração do aprendizado

INSCREVA-SE clicando AQUI