Projeto Simplificação acumula mais de 150 mil ideias

POR EM Matérias TAGS: ,

O resultado é altamente positivo, uma vez que supera a meta de sugestões de 150 ideias por funcionário/ano — prevista no planejamento da companhia, conforme o seu Balance Scorecard (BS).  Mesmo após os ajustes realizados em 2011, quando um dispositivo do sistema informatizado passou a impedir a repetição de ideias e modificações mais simples, o Projeto Simplificação manteve o seu patamar de resultados e confirma a vocação do intraempreendedorismo na empresa.

Com quatro unidades fabris situadas em São Paulo (SP); Estrela (RS); Rio Verde (GO) e Recife (PE), a Brasilata emprega 1 mil funcionários, contratados formalmente como inventores. Seu ambiente inovador interno tem projetado a empresa como uma das mais inovadoras do país, e o seu caso empresarial tem sido referência para estudiosos do Brasil e do exterior.

Em 2012, o Projeto Simplificação comemorou a sua “Milionésima Ideia”, uma sugestão simples e criativa, concebida por seis inventores da unidade Rio Verde (GO). Seu nome é autoexplicativo: “Aumentar uma  fileira de latas por camada de pacote nas latas pequenas”. Esta ideia gerou ganho de R$ 5 mil em um ano com as reduções de custos em material de embalagem secundária, despesa com frete e  otimização do espaço de armazenagem.

“A milionésima ideia traduz fielmente o espírito promovido pelo Projeto Simplificação”, afirma Antonio Carlos Teixeira Álvares, CEO da Brasilata. “A empresa acredita que as pequenas ideias têm riscos menores, são mais fáceis de serem implementadas e estimulam o empreendedorismo entre toda a equipe, mobilizada na busca da eficiência e melhores desempenhos.”

A Brasilata é o maior fabricante de latas de aço do país. Em 2012 processou mais de 50 mil toneladas de folhas de aço  e  registrou faturamento de R$ 465 milhões. A empresa fornece uma linha completa de latas e baldes para tintas, produtos químicos, aerossóis e latas com sistemas exclusivos de fechamento para produtos alimentícios secos. Em 2012 foi escolhida, pela quarta vez consecutiva, uma das 20 empresas mais inovadoras do Brasil, em pesquisa patrocinada pela revista Época Negócios e realizada pela consultoria internacional AT Kearney.