INOVAÇÃO HORIZONTAL – INOVAÇÕES A PARTIR DE TODAS AS PESSOAS

POR EM Inovação em Pauta

Ministrada pelo Prof. Antonio Carlos Alvares Teixeira (FGV-SP)
A bibliografia especializada tem registrado o movimento de empresas na busca do que está sendo chamado de Inovação Horizontal (inovações a partir de todas as pessoas da organização). É a democratização da inovação. Alguns autores comparam esse movimento ao movimento de qualidade na década de 1980. A busca para reprodução das então chamadas técnicas industriais japonesas levou à democratização das funções de controle de qualidade que passaram ser de responsabilidade de todos os operadores, especialmente os de chão de fábrica.

Inovação Horizontal é a democratização da inovação, com a captação de ideias a partir de todas as pessoas pertencentes a qualquer área da empresa, e não apenas de P&D ou Marketing.

A chave é a abertura dos canais de comunicação na busca de inovações incrementais. Esse tipo de inovação foi acolhido nos textos sobre qualidade, sob a denominação genérica de melhoria contínua. Porém, Para tanto é necessária a implantação de um sistema de sugestões de alto desempenho (que capte pelo menos 10 ideias por funcionário por ano).

Entretanto, não é fácil democratizar a inovação, por duas razões básicas;
1- Resistencia dos líderes
2. Dificuldade na gestão de um sistema de sugestões de alto desempenho

Mesmo que a empresa conte com lideranças mobilizadoras para implantação de um sistema de sugestões de alto desempenho, muitos insucessos tem sido observados pela dificuldade, as vezes homérica, em gerir um grande número de ideias em um curto espaço de tempo.

Na oficina de Inovação Horizontal serão levantados os aspectos culturais e de controle para implantação de um sistema de sugestões de alto desempenho.

Na questão da gestão, o aspecto fundamental é a plataforma de TI. Na oficina será apresentada a plataforma desenvolvida durante os últimos 20 anos para administrar o Projeto Simplificação da Brasilata que chegou a registrar mais de cem mil ideias por ano.

Exemplo de tela do Sistema de Captação e Controle de Ideias (Ideas 4 All):

Crédito – Imagem da plataforma

Data: 25 de maio.

Horário: 8h30 às 12h.

Locais: FGV Itapeva, Rua Itapeva, 432 – sala 604 – São Paulo/SP.

Atenção! Inscrições no local

“Todas as empresas buscam competir pela inovação, especialmente em épocas de crise.
Muitas não se animam pois pensam que inovação exige cientistas, laboratórios e muito dinheiro.
A verdade pode, no entanto, ser bem diversa como demonstram empresas que praticam a Inovação Horizontal, a partir de todas as pessoas. Nessas organizações inovar é mais uma questão de cultura interna do que de dinheiro”

 Antonio Carlos Alvares Teixeira